100 anos do rádio no Brasil

Em solenidade na Associação Brasileira de Televisão pelo 30º aniversário da implantação do rádio no Brasil, Roquette Pinto (de gravata borboleta) observa “antigos e modernos” aparelhos de radiofonia. (Agência O Globo)

O dia 07 de setembro de 2022, marcou exatos 100 anos que os brasileiros ouviram uma transmissão de rádio pela primeira vez. O fato aconteceu durante a comemoração ao centenário da República do Brasil, numa exposição Internacional no Rio de Janeiro, na época capital federal. A voz que ecoou pelas ondas radiofônicas foi a do então presidente Epitácio Pessoa.

Com um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e uma antena instalada no Corcovado, foi possível transmitir um som para pelo menos 80 pessoas, as quais puderam ouvir o discurso do presidente, bem como a obra “O Guarani”, de Carlos Gomes, transmitida direto do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

100 anos depois, o rádio ainda é forte, é amado e consegue se adequar facilmente ao avanço da tecnologia. Com equipamentos cada vez mais modernos, os estúdios de rádios ocupam cada vez menos espaços físicos, mas muito espaço no mundo a fora. Através da internet o rádio consegue chegar mais longe, ser ouvido de diferentes formas e por diferentes culturas.

Os podcasts, assim como as rádios online, são mídias voltadas para a transmissão de informações na internet. E, embora muita gente acredite que esse modelo é novidade, segundo o site teletronix, o termo surgiu em 2004, com a junção das palavras iPod — o dispositivo da Apple — e Broadcast — que significa transmissão online.

Com um formato semelhante a um programa de rádio, os podcasts não seguem um padrão único. Os conteúdos lançados podem ter assuntos e duração variada, atingindo diferentes públicos e interesses.

Das primeiras transmissões até os dias atuais, o rádio segue firme, se adaptando, se moldando, de forma a continuar junto a dona de casa, acompanhando a obra do pedreiro, animando os vendedores e compradores nas lojas, embalando canções para os casais apaixonados, levando notícias a população, acompanhando o viajante nas estradas da vida.

O rádio vive e sempre será lembrado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.