O segundo turno das Eleições 2024 poderá ocorrer em 103 municípios do país, que contam com mais de 200 mil eleitoras e eleitores registrados. Isso quer dizer que, nesses lugares, a disputa para o cargo de prefeito pode ser decidida caso nenhum dos candidatos ou candidatas obtiver a maioria absoluta dos votos na primeira fase da votação, conforme explica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O primeiro turno está marcado para 6 de outubro, data em que o eleitorado de 5.569 localidades escolherá representantes para as prefeituras e câmaras municipais. Um eventual segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro, somente para prefeito.
Nas Eleições 2016, um total de 92 municípios tinha mais de 200 mil eleitores. No pleito de 2020, esse número subiu para 95 localidades. Neste ano, são 103 cidades com possibilidade de realização de um segundo turno.
Principal município do Sertão pernambucano, Petrolina já tinha passado dos 200 mil eleitores em 2020, mas o então prefeito Miguel Coelho (UB), que disputava a reeleição, venceu por uma margem histórica, evitando o segundo turno. Neste ano, as especulações se voltam para o atual prefeito Simão Durando (UB), que também tentará renovar o mandato. Pesquisas de opinião o colocam como favorito, inclusive com a possibilidade de vencer ainda no primeiro turno, mas seus adversários acreditam que o pleito em Petrolina terá segundo turno – o que seria inédito na história política do município.