O vereador Cesar Durando (UB) disse que, a exemplo da Prefeitura Municipal de Petrolina anunciado pelo prefeito Simão Durando, a Câmara Municipal de Vereadores também irá homenagear a artista e artesã, Ana das Carrancas, pelas comemorações do seu centenário.
Cesar se reuniu com as artesãs herdeiras de Ana das Carrancas, para falar das homenagens que serão prestadas pelas comemorações do centenário de Ana das Carrancas.
O vereador disse que, o prefeito Simão Durando irá apresentar um calendário com vários eventos comemorativos em homenagem a artista, começando pelo carnaval de Petrolina e que deve prosseguir com outras ações educativas e culturais até outubro, mês em que a artesã faleceu em 2008.
No próximo dia 18 de fevereiro, se fosse viva, a famosa artesã de Petrolina Ana Leopoldina dos Santos, Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2006, estaria completando 100 anos. Ana das Carrancas faleceu em 2008, mas sua arte continua em alta no centro de arte que leva seu nome sob o comando das filhas Ângela Lima e Maria da Cruz. As irmãs continuam produzindo e todos os anos marcam presença com suas peças na Fenearte.
Para as comemorações do centenário da artesã, a primeira instituição pública a manifestar a importância da data foi a Universidade do Rio de Janeiro (Uerj), que definiu 2023 como o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, em celebração ao centenário da artesã pernambucana. A escolha foi oficializada pela Reitoria por meio da publicação do Ato Executivo de Decisão Administrativa 001/2023, de 1º de janeiro de 2023.
Também em comemoração ao centenário de Ana das Carrancas, os professores do curso de Letras da UPE estão definindo uma ação coletiva para vários eventos com outras universidades da região. Uma das ideias é conceder o título de Doutora Honoris Causa (In memoriam), endossando a trajetória da artista que, em vida, recebeu a comenda de Ordem do Mérito Cultural, em 2005, pelas mãos do então presidente Lula e do ministro da Cultura, Gilberto Gil.
O vereador Cesar Durando disse que, dentre as homenagens que irá propor para que a Câmara de Vereadores possa homenagear Ana das Carrancas no seu centenário, é que possa ser realizada uma sessão especial para entrega da Medalha de Honra ao Mérito da Cultura Ana das Carrancas, que agracia pessoas e/ou grupos que tenham se destacado na área da cultura.
Cesar Durando concluiu dizendo que, esta comenda que é concedida que é concedida anualmente é de autoria da vereadora Maria Elena de Alencar, foi aprovada em 2009, e que como ela é uma parlamentar muito ligada à cultura, com certeza irá realizar um grande evento para homenagear a inesquecível “Dama do Barro” Ana das Carrancas!