Governo de Pernambuco alerta população para o combate ao Aedes Aegypti

O combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, continua sendo uma preocupação em Pernambuco. Até o dia 11 de fevereiro de 2023 foram registradas 1.146 notificações, que é quando o paciente chega na unidade de saúde com sintomas que indicam doenças como Dengue. Desse total de notificações foram confirmados 84 casos e um descarte de 95 casos.

De acordo com o Diretor Geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador Eduardo Bezerra, em termo de casos notificados houve uma redução de mais de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto o diretor faz um alerta população e orienta sobre o combate ao mosquito. “A principal medida de prevenção é eliminar o foco. E o foco pode estar nos locais mais improváveis, ela pode estar desde a caixa d’água, que está aberta, que não é limpa, que você ver aquilo que a gente chama de Martelinho, até numa tampa de refrigerante que está jogado ali na rua. Além do mais o fato de não estar chovendo há muito tempo não quer dizer que a gente esteja livre, porque um ovo ele fica até dois anos numa espécie de hibernação, então quando chove novamente e ele tá apto novamente a eclodir. Então a eliminação desse desses pontos de acúmulo de água, onde o mosquito pode depositar os ovos, ela vital para que a gente tenha esse tipo de sucesso contra as arboviroses.”

A captação de casos é feita nas unidades de saúde, sejam públicas ou privadas, nos municípios e o estado faz a consolidação dos dados e emite boletins para que haja o acompanhamento das arboviroses nos estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.