Entenda o que é o feriado da Data Magna e a importância dele em Pernambuco

Nesta segunda-feira (06), quando é comemorado o dia da Data Magna em alusão a Revolução Pernambucana de 1817, será feriado estadual.

O movimento que uniu o povo Pernambucano na luta pelos direitos de cidadania contra o Império Português, resultou na independência de Pernambuco e tornou o estado em país durante 75 dias, como explica o doutor e professor de história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro efetivo do Instituto Arqueológico e da Academia Pernambucana de Letras, George Cabral. “A Legislação Federal determina para que cada estado escolha a data histórica mais importante para ser transformada em feriado Estadual. Em Pernambuco essa data escolhida foi o 6 de março. Em 1817 os pernambucanos se rebelaram contra a monarquia portuguesa, proclamaram a independência e fundaram uma república. Foi a primeira vez que um Movimento Colonial contra a coroa portuguesa conseguiu tomar o poder e estabelecer um país independente. A República de Pernambuco durou 75 dias, mas ela criou uma bandeira, enviou representantes diplomados, inclusive para os Estados Unidos, organizou uma força armada de defesa, elaborou uma lei orgânica para servir como uma espécie de pré-constituição para a república e deixou uma marca histórica do pioneirismo de Pernambuco na defesa dos direitos individuais e de uma ordem constitucional para um novo país.” 

Em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, a CEPE Editora lançará uma série de quatro livros que retratam a importância da data na história. A coleção chega as livrarias nesta segunda-feira (06) e também tem o historiador George Cabral como apresentador das obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.