O médico Osmani Fuentes, profissional de origem cubana, que trabalhou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Imperador, em Salgueiro, explicou os possíveis motivos para as imagens reveladas pelo vereador professor Agaeudes Sampaio, denunciando o desperdício de milhares de medicamentos vencidos.
“Comentário de quem trabalhou como médico em posto de saúde aí em Salgueiro tudo isso tem várias causas. 1 – Falta de informações sobre os medicamentos mais usados, 2 – Falta de controle de estoque, 3 – Falta de planejamento, 4 – Baixa demanda (Tem haver com a causa número 1), 5 – Má gestão, 6 – Falta de orientação aos pacientes, 7 – Médicos no geral não gostam de passar medicamentos fornecidos pelo SUS (Até hoje me pergunto porque disso), 8 – Medicamentos comprados próximos ao vencimento… Continuo ou posso parar por aqui? Salutos de quem já vivenciou isso.”
E continuou. “8 – Problemas de armazenamento, 9 – Problemas logísticos, 10 – Falta de capacitação dos profissionais, 11 – Contratação de pessoas não capacitadas para exercer as funções para as quais foram contratadas. Obviamente não estou dizendo que tudo isso é o que acontece neste momento aí até porque nem estou por aí faz tempo. Porém, sempre acontece isso que falei muito municípios do país. Detalhe: eu trabalhei na gestão passada e também foi assim. Conclusão aprendemos com os erros dos outros ou não queremos aprender ou não nos importa o próximo.”
Dr. Osmani exerceu o ofício de médico em Salgueiro, de fevereiro 2017 a dezembro de 2018 e atendia no PSF do bairro Imperador .
Na foto acima, em meados de 2019, na extinta rádio Talismã FM, o cubano concedeu entrevista ao titular deste site.