O Governo de Pernambuco, que já possui a maior rede de terapia intensiva para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no público infantil do Nordeste, irá abrir novas vagas.
Ao todo, em duas semanas, devem ser abertos 80 novos leitos de UTI para crianças, praticamente dobrando a capacidade instalada. A medida ocorre por conta do grande aumento das doenças respiratórias, que tem provocado aumento de internações de crianças com quadros respiratórios graves no Estado.
A rede pública estadual já recebeu autorização para colocar em operação, nesta quinta-feira (19/05), 30 novos leitos de UTI pediátrica, distribuídos pela UPAE Goiana (10), na Zona da Mata Norte; no Hospital Regional de Palmares (10), na região da Mata Sul; e na Maternidade Brites de Albuquerque (10), em Olinda.
Até o início da próxima semana, já foi acertada a abertura de outros 30 leitos – junto à rede contratualizada – no Recife, no Hospital Maria Lucinda (10); em Jaboatão dos Guararapes, no Hospital Memorial Guararapes (10) e na cidade de Bezerros, no Agreste do Estado, no Hospital Jesus Pequenino (10).
➡ No final da semana passada, foram inaugurados 10 leitos no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e, na noite de ontem (17/05), mais 10 leitos no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. Além disso, oito leitos de enfermaria ganharam suporte ventilatório no Hospital Maria Lucinda no dia de hoje.