A senadora Teresa Leitão (PT-PE) e o deputado federal Túlio Gadêlha (REDE-PE) estão empenhados na recriação da Coordenação Regional da FUNAI em Pernambuco. Nesse sentido, ontem (10) os parlamentares enviaram um ofício conjunto a Joenia Wapichana, Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
Pernambuco tem a 4ª maior população indígena do país. Atualmente os povos indígenas do estado são atendidos pelas coordenadorias da FUNAI em Maceió (Alagoas) ou em Paulo Afonso (Bahia). São a essas unidades que precisam recorrer as mais de dez etnias que vivem em Pernambuco e enfrentam dificuldades para obter direitos básicos, como educação, saúde, preservação cultural ou demarcação e proteção de terras.
“É fundamental que haja um esforço das autoridades e da sociedade civil para garantir a proteção e a promoção dos direitos dos povos indígenas em Pernambuco”, apontam no ofício Teresa Leitão e Túlio Gadêlha. Afirmam que “é imprescindível a participação mais próxima da FUNAI” para dar celeridade ao atendimento das demandas.
Os parlamentares requereram que a FUNAI “avalie a possibilidade de reativar a Coordenação Regional em Pernambuco o mais brevemente possível, a fim de garantir a proteção dos direitos dos povos indígenas locais e a preservação de suas culturas e tradições”.
A necessidade da recriação da Coordenação Regional da FUNAI-PE já vinha sendo discutida entre Teresa Leitão e Túlio Gadêlha junto ao governo federal, aos povos indígenas, e a entidades relacionadas ao tema. Na segunda-feira passada (8), por exemplo, o assunto foi foco de um encontro entre representantes do Povo Pankararu, a senadora e a assessoria de Túlio Gadêlha.