Em Audiência, nesta terça-feira(16/05), com o ministro da Educação, Camilo Santana, o deputado federal, Mendonça Filho tratou da Universidade do Vale do São Francisco campus Salgueiro. Ao lado do reitor, Télio Nobre, o deputado pediu ao ministro empenho na obra de construção do campus definitivo da Univasf de Salgueiro, orçada em R$40 milhões e que foi paralisada pela Prefeitura de Salgueiro. “Quando eu era ministro eu garanti essa universidade para Salgueiro e sigo lutando pela consolidação dela. Investir na Univasf é assegurar educação para o jovem de Salgueiro e do Sertão”, destacou Mendonça.
Além do contínuo apoio solicitado para a obra, o reitor pleiteou ainda o reajuste no repasse do Programa de assistência estudantil, que atende os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com o reitor, o recurso enviado para este ano foi menor que o de 2019, o que resultou em 800 estudantes que foram cortados do programa por falta de recurso.
De acordo com Mendonça, o ministro entendeu a complexidade e necessidade dos assuntos, masbo deputado adiantou que seguirá acompanhando de perto o andamento que o MEC dará a cada pauta. “Excelente a audiência com o ministro e o professor Télio tratando da consolidação e investimentos para a Educação do Sertão”, explicou.
A Univasf de Salgueiro foi autorizada em 2017 quando Mendonça Filho era ministro da Educação. Funciona de forma provisória na Autarquia do município e oferece os cursos de engenharia da produção e ciência da computação.