Mercado de franquias no Nordeste cresce 14,6% em 2022 e redes aceleram planos de expansão na região

Crescimento das marcas localizadas nos estados nordestinos se assemelha a média nacional de 14,3%, segundo a ABF

São Paulo (SP), maio de 2023: O mercado de franquias no Nordeste segue aquecido. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento na região faturou quase R$ 32 bilhões em 2022, um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, variação semelhante à média nacional de 14,3%. Os bons resultados demostram a recuperação do setor e da economia nordestina, além de evidenciar a alta procura das marcas de franquias pela região.

Para o diretor da Regional da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro, o mercado de franquias da região confirmou ser resiliente, forte e se adaptou rapidamente às mudanças impostas nos últimos anos. “O Nordeste brasileiro é uma potência para o setor de franquias, além de ser reconhecido por sua força nos negócios. As redes avançaram na digitalização, no delivery e seguem firmes buscando novas oportunidades para expandir. Dessa forma, a região nordestina se tornou atrativa para as marcas por todo o seu potencial”, observa.

Os segmentos Alimentação, Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios foram os destaques e com maior representação no faturamento da região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Nordeste.

Em linha com estes movimentos, confira abaixo marcas de segmentos variados com planos de expansão representativos no Nordeste.

5àsec

Com mais de 530 pontos de vendas em todo o território nacional, o Grupo 5àsec é especialista no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços. Com plano de expansão para todo o Brasil, a rede mira os estados nordestinos para ampliar a presença na região. Ao todo, está no planejamento da marca abrir seis operações até o final de 2023.

Água Doce

Atualmente com 80 unidades em sete estados, a Água Doce é conhecida pela gastronomia brasileira servida em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das vegetarianas de palmito e alho-poró. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio reduzido e foco em almoço e happy hour, seguindo o tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away (retirada). Fundada há mais de 30 anos, a marca prevê expansão para todo os estados nordestinos, com foco em capitais e cidades acima de 100 mil habitantes.

Calçados Bibi

Fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, a Calçados Bibi conta com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), que produzem mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. A marca está presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. Além disso, a empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social. Para o Nordeste, a marca visa ampliar a presença em Alagoas, onde já conta com três operações.

Casa do Celular

Trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida, a Casa do Celular é uma grande marca com mais de 10 anos no mercado e mais de 180 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros. Incluída num dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$150 mil. Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium. O plano da empresa é chegar a 250 lojas até o final de 2023. A marca visa expandir para todos os estados do nordeste, com foco nas pequenas cidades.

Casa do Construtor

A maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina conta com mais de 570 unidades, sendo quatro no Paraguai e uma no Uruguai. Com planos de franca expansão para o nordeste, segundo estudos da empresa, a região tem potencial para 105 ou mais unidades, o que representa um investimento de, no mínimo, R$ 26,25 milhões dependendo do modelo. Neste contexto, o destaque vai para o estado da Bahia, com 22 oportunidades, Ceará, 19, e Maranhão, com 29 oportunidades. Neste primeiro momento, os municípios-alvo são Itapipoca (CE), Garanhuns (PE), Codó (MA) e São Cristóvão (SE),

Divino Fogão

Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, a rede é nacionalmente reconhecida por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. O Divino Fogão conta hoje com mais de 200 pontos de vendas, entre restaurantes e cozinhas invisíveis. A marca prevê a implantação mais quatro lojas, principalmente, em Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Piauí. Além disso, com um plano de crescimento para aeroportos em todo o País, a rede planeja abrir uma operação no aeroporto de Fortaleza, no Ceará.

iGUi

Composta pelas marcas iGUi, TRATABEM e Splash, a rede iGUi é a maior fabricante e comercializadora mundial de piscinas em poliéster revestido em fibra de vidro (PRFV). Atualmente, a Rede está presente em mais de 54 países, com mais de 1,2 mil lojas e há projeção de crescimento de 30%, em um prazo de 2 anos, ultrapassando o número de 1,5 mil lojas no mundo. O Nordeste é um dos mercados prioritários para a Rede por se tratar do segundo maior mercado, devido muito à alta taxa de insolação e potencial turístico. Os planos de expansão são abrir mais 70 unidades até o fim do ano. Além disso, a região já contava com uma fábrica localizada na cidade de Vitória de Santo Antão (PE) e, em 2021, recebeu um novo polo fabril em Pacajus (CE). Desta forma, a intenção é suprir o mercado regional, atendendo ao dobro da demanda. A Empresa também busca ampliar a presença da marca TRATABEM, responsável pelos cuidados e manutenção em todo tipo de piscina, fonte, espelho d’água, spas e banheiras de hidromassagem.

Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet, rede líder em empreendedorismo gastronômico no Brasil, possui diversos cursos de curta ou longa duração e flexibilidade nos horários, focando na interação do aluno e aprendizagem para uma formação profissional completa. Com investimento a partir de R$190 mil, o Instituto Gourmet possui mais de 150 franquias em todo país. Os cursos unem a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país, quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby. Com mais de 25% de crescimento, a rede superou em 2022 a marca histórica de R$100 milhões em faturamento. No plano de expansão da rede, a região Nordeste foi uma das escolhidas para abertura do novo modelo de negócios da empresa, o modelo slim.

Milon

Fundada em 2006 e pertencente do Grupo Kyly, especialista em vestuário infantil e infanto-juvenil, a Milon ingressou no sistema de franchising em 2016 e conta com um portfólio completo com modelos exclusivos de produtos nas seções de moda infantil, tanto para meninos quanto para meninas, sendo conhecida pelas peças desenvolvidas com base na inspiração europeia, estilo clássico e detalhes exclusivos. Com 95 lojas no Brasil, a rede dá continuidade ao plano de expansão via franquias, visando aumentar a abrangência nacional da marca. Em seus próximos passos, a região Nordeste foi uma das escolhidas pela empresa para a abertura de lojas em shopping centers ao longo de 2023.

 Mr. Cheney

Com mais de 84 lojas espalhadas em 14 estados brasileiros, o Mr. Cheney, primeira rede de franquias de cookies e sobremesas tipicamente americanas, tem planos de expansão para o Nordeste, principalmente com a entrada de sobremesas geladas no cardápio. “Temos lojas no Nordeste e vemos crescimento por lá. O mercado é um grande consumidor para esse tipo de produto. Procuramos franqueados operadores, ou seja, que tenham intenção de ocupar parte do tempo na operação da unidade”, explica Johannes Ayres Castellano, sócio-diretor da Mr. Cheney.

Peça Rara

Líder em seu segmento e com 16 anos de atividade, a rede de franquias de brechó que dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos nasceu em Brasília e atualmente tem mais de 90 lojas espalhadas pelo Brasil. Com plano de crescimento em todo o Brasil, a marca visa a região Nordeste para levar seu propósito. Dessa forma, a rede já prevê a abertura de novas unidades em Campina Grande, na Paraíba, Arapiraca, em Alagoas, e em Salvador, na Bahia. O propósito da Peça Rara Brechó é imprimir um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social por meio do conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.