Como surgiu a tradição da festa junina no Brasil

Chegou o mês mais gostoso do ano. Assim como muitas das tradições que conhecemos hoje, a Festa Junina foi trazida pelos portugueses durante a colonização do país. Quando introduzida, a festa era muito popular na Península Ibérica e era conhecida como Festa Joanina, em homenagem ao São João.

Sempre com um forte tom religioso, a festa no início celebrava três principais santos: Santo Antônio, o casamenteiro, São Pedro, guardião das portas do céu, protetor das viúvas e dos pescadores; e São João Batista, protetor dos casados e enfermos. Apesar desse vínculo, a festa também incorporou os costumes indígenas e afro-brasileiros, se tornando uma festa popular multicultural para todos os brasileiros.

A festividade no Brasil começou a tomar grandes proporções sobretudo na região Nordeste do país, abrigando uma das maiores festas juninas em Campina Grande, Paraíba. O evento já chegou a receber mais de 2,5 milhões de pessoas e ficou conhecido pela grande variedade de músicas e comidas típicas.

Apesar de possuir seu maior polo no Nordeste, as festas juninas ocorrem do Norte ao Sul, em todo o país, cada uma com sua própria variedade cultural. Além de muita alegria, as festas possuem muitas coisas em comum, como: quadrilha e danças com trajes típicos, fogueiras, fogos de artifício, brincadeiras e, é claro, comidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.