O Congresso Pernambucano de Registradores Civis (COPERC) foi realizado nesta sexta-feira (16/06) e sábado (17/06) em Petrolina (PE), no Hotel Nobile Suítes, localizado na Orla da cidade. O evento reuniu profissionais que atuam com registro civil em vários estados do Brasil com o objetivo de trocar experiências e promover capacitação. Realizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen – PE), o congresso contou com palestras e mesas de debate com foco na atividade extrajudicial, nos compromissos com a inclusão e cidadania da população, na gestão de cartórios e nos novos rumos da área de registro civil.
O evento contou, ainda, com a presença do Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Ricardo Paes Barreto; da Secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Lucinha Mota, da Secretária Executiva da Mulher, Rosarinha Coelho, representando o Prefeito de Petrolina, Simão Durando; e do Presidente da OAB da subseccional de Petrolina, Dr. Marcílio Rubens.
Foram tratados durante o COPERC 2023 temas como: os Processos Extrajudiciais no RCPN e o devido processo legal; os Ofícios da Cidadania, CRC e SERP: Os desafios e o futuro do RCPN; Provimento 141/2023 do CNJ: A união estável e o Registro Civil da Pessoa Natural; Cooperação Interinstitucional entre as Serventias Extrajudiciais e a Corregedoria-Geral do Estado; além de Uma Nova Cidadania Registral como Patrimônio Personalíssimo da Pessoa.
O Congresso também foi marcado pela homenagem ao Jurista Jones Figueiredo Alves, Desembargador Emérito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e integrante da Academia Brasileira de Direito Civil. Participaram desse momento o Dr. Sérgio Paulo Ribeiro, representando o homenageado, e a Dra.Alda Paes, Tabeliã Pública e Presidente da Associação de Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg – PE).
Encerrando o congresso com alegria e leveza, a última palestra trouxe o tema “Viver é raro e ser feliz é urgente!”, com a Dra. Sabrina Dourado, Pós-Graduada em Psicologia Positiva Mindfulness e Neurociência e Coach em certificação internacional. À frente da organização do evento, o Dr. Marcos Torres, Presidente da Arpen – PE celebrou o sucesso do encontro. “Foi um grande desafio, mas deu certo e todos saímos daqui com aprendizados. Nós profissionais de cartório precisamos permanentemente de capacitação”, afirmou.