Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto deste ano. Projetos selecionados serão divulgados em 11 de outubro
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional lançou, na última sexta-feira (23), edital para seleção de propostas para integrar o Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto deste ano, e os projetos selecionados serão divulgados em 11 de outubro. Para mais informações sobre prazos, regras e detalhes sobre o processo de seleção, clique aqui.
O objetivo do edital é selecionar experiências de sucesso, de baixo custo e replicáveis, com resultados consistentes e inovadores. A intenção é abrir um espaço para o compartilhamento e reconhecimento de iniciativas das defesas civis estaduais e municipais, para que a experiência de uma cidade possa inspirar outras.
“Neste ano, temos cinco eixos temáticos: ações de enfrentamento à seca e à estiagem, estoques estratégicos em proteção e defesa civil, estruturação de órgãos de proteção e defesa civil, iniciativas para a comunidade e Núcleos Comunitários de Proteção em defesa civil (Nupdec)”, informa a diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes.
A iniciativa do MIDR contribui para o aprimoramento das ações de proteção e defesa civil em todo o país, fortalecendo a capacidade de resposta e redução de danos em situações de desastres.
Boas Práticas
As Boas Práticas em ações de proteção e defesa civil são medidas que visam a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres. Essas práticas devem ter resultados comprovados, serem inovadoras e adaptáveis a diferentes realidades, além de terem baixo custo e de aplicações reconhecidas.
O banco de Boas Práticas do MIDR pode ser acessado neste link. Atualmente, já há mais de 80 iniciativas com temas que abordam as melhores práticas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), por meio dos trabalhos que as Coordenadorias Estaduais e Municipais de Proteção e Defesa Civil vêm desenvolvendo.