Depois de muita expectativa por parte dos jacozeiros, a Prefeitura de Serrita divulgou, a programação oficial da 53ª Missa do Vaqueiro Raimundo Jacó, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. A celebração é reconhecida nacionalmente como uma das mais tradicionais do sertão pernambucano.
No 08 de julho, a partir das 16h, a cidade recebeu um belo encontro de bandas e fanfarras vindas de dez municípios da região. O desfile teve início no Monumento do Padre Cícero e seguiu até o Centro de Atividades Econômicas (CAE), onde ocorreram diversas atividades relacionadas à festa.
Este ano, a organização do evento programou o Concurso da Miss & Mister Jacó, que revelou a beleza e a cultura dos vaqueiros serritenses.
Chegada a hora mais esperada, o prefeito Aleudo Benedito subiu e lançou oficialmente a grade artística da 53ª Missa do Vaqueiro. O Chefe do Executivo Municipal convidou representantes do 8º Batalhão de Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da 7ª Gerência Regional de Saúde (Geres), sediados em Salgueiro, para se juntarem às festividades.
Confira a programa completa:
PARQUE JOÃO CÂNCIO
19/07/2023 – Quarta-feira
- Gusttavo Lima
- Nattan
- Tarcísio do Acordeon
- Kátia Di Tróia
- Josildo Sá
- Kinho Kallou
20/07/2023 – Quinta-feira
- Xandy Avião
- Limão com Mel
- Marcelo e Raiane
- John John
- Gabrielzinho Cantor
21/07/2023 – Sexta-feira
- Simone Mendes
- Jonas Esticado
- Vitor Fernandes
- Caninana
- Erika Diniz
- Forró Kapricho
- Dorge
22/07/2023 – Sábado
- Priscila Senna
- Alcymar Monteiro
- Fábio Sollon
- Luan Cardoso
- Karynna Ferreira
- Os Cinco de Jardim
SEDE
23/07/2023 – Domingo
- Erick Land
- Gustavinho e Haroldinho
- Pisadinha Show
- Loirim Cantor
Além das críticas a respeito da falta de consideração da cultura nordestina que foram feitas por outros leitores , a Missa do vaqueiro se tornou apenas objeto que serve como propaganda, pois a prefeitura divulgou apenas a grade cultura da missa do vaqueiro mas sequer colocou o dia e horário da missa. Realmente!
Uma vergonha! Organizei tudo até tirei férias para ir a Missa do Vaqueiro, não irei e, somente voltarei a frequentar quando alguém sério retome o sentido original do legado da homenagem a VAQUEIRO NORDESTINO.