A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na última sexta (07), um homem que estava dirigindo sob efeito de álcool e ainda tentou se “livrar” da autuação oferecendo dinheiro a equipe policial. O flagrante de alcoolemia ao volante e corrupção ativa foi feito durante fiscalização na BR-316, em Araripina.
O homem conduzia uma motocicleta e foi abordado após ser flagrado dirigindo em “zig-zag” na BR. A suspeita de que ele estaria embriagado foi confirmada com a realização do teste com o etilômetro (o “bafômetro”). O equipamento acusou uma contração de 1.73 mg/l de álcool, o que muito superior ao considerado crime pelo CTB. De acordo com a legislação, comete crime de trânsito que apresentar concentração de álcool superior a 0,33mg/l.
O flagrante da alcoolemia já seria suficiente para encaminhar o motorista até a delegacia. Porém a situação ficou ainda pior quando ele, na tentativa de não ser autuado e detido, ofereceu dinheiro aos policias. A proposta era R$500 para cada componente da equipe. Oferecer vantagem indevida a um funcionário público, em troca de algum tipo de favor ou beneficio é crime de corrupção ativa, conforme o Código Penal.
O motorista recebeu voz de prisão no ato da prática criminosa e foi levado para a Polícia Civil. Este caso faz parte da estatística de combate a alcoolemia ao volante da PRF em Pernambuco. Somente neste final de semana, de 07 a 09 de julho, os policias autuaram 20 motorista pela perigosa combinação e de álcool e direção; 860 testes com o etilômetro foram realizados.