Fundador do Italiano Fácil explica que o aprendizado vai muito além das questões culturais ou profissionais
Aprender uma nova língua é abrir as portas para um novo universo, ampliando entendimentos, trazendo novas oportunidades profissionais e mais uma série de benefícios. E, por mais que uma língua como o italiano não seja tão demandada quanto o inglês no mundo de hoje, aprendê-la sempre é um diferencial.
De acordo com Ronaldo Siliveri, fundador do Italiano Fácil, escola de italiano com mais de três mil alunos no mundo todo, que vem crescendo 30% todos os anos, quem decide aprender italiano ganha um desafio pessoal bastante prazeroso. “É possível começar a aprender em qualquer fase da vida, e as vantagens de se fazer isso são muitas. Desde estar em contato com as origens no caso de alguns, até simplesmente ganhar um conhecimento muito especial, aprendendo a se comunicar através de uma das línguas mais bonitas do mundo”, analisa.
Confira sete razões apontadas por Ronaldo para aprender italiano no mundo atual:
- Aprender mais sobre a rica herança cultural da Itália – Segundo o fundador do Italiano Fácil, quem domina italiano tem acesso a uma série de experiências únicas na literatura, arte, música, cinema e arquitetura. “Imagine poder ouvir músicas belíssimas na língua e entender na hora seu significado?”, exemplifica.
- Turismo sem barreiras – Quem pretende viajar para a Itália e conhecer cidades maravilhosas como Roma e Veneza ganha uma vantagem ao falar italiano, já que poderá se comunicar facilmente com os habitantes locais.
- Ganhar pontos na carreira – Atualmente, muitos profissionais falam inglês ou espanhol, mas e italiano? “Quem fala a língua ganha pontos, especialmente se trabalha em áreas como turismo, moda ou gastronomia”, explica Ronaldo.
- Ampliar as possibilidades de estudo – Quem deseja estudar na área também ganha vantagens ao falar a língua. O país tem muitos cursos renomados em áreas diversas.
- Resgatar as origens – Quem tem família de origem italiana pode ganhar muito aprendendo a língua, afinal de contas, é uma oportunidade de fortalecer laços e ampliar a comunicação.
- Facilitar o aprendizado de outros idiomas românicos – Quem aprende uma nova língua, ganha facilidade ao aprender outras. “No caso do italiano, se trata de uma língua românica, como o espanhol e o português, por isso quem a aprende terá mais facilidade de aprender outros idiomas”, explica Ronaldo.
- Ter um desafio pessoal e estimular o cérebro – Se não houver outras razões, apenas o fato de encarar o aprendizado como um desafio pessoal, estimulando o cérebro e ganhando uma nova experiência, já é algo válido. “Em qualquer fase da vida você pode se desafiar a aprender, e pode fazer isso com a língua italiana. Será uma vitória perceber que é possível!”, conclui Ronaldo.