O risco do PSB e para onde irá o já quase novo ministro Silvio Costa Filho

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) vai mesmo assumir um ministério no Governo Lula. O pernambucano não fala no assunto com ninguém para evitar ruídos, mas uma fonte da coluna, de um partido ligado ao governo, diz que ele jantou com o líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT), esta semana, não há uma definição sobre a pasta que ele assume, “mas o nome é o dele mesmo”, garantiu.

PSB perde?

Estão sob a mesa Portos e Aeroportos, Esportes ou Indústria e Comércio. Como duas dessas pastas estão com o PSB e o presidente quer evitar um desgate com o publico feminino, tirando Ana Moser do Ministério dos Esportes, tendência é que seja necessário compensar os socialistas de alguma maneira para encaixar a mudança e agradar o centrão no fim.

Ministeriáveis

Esta fonte explicou que a solução deve vir em oito ou dez dias, porque o presidente teria conversado com Arthur Lira (PP) e acertado um tempo para planejar as mudanças e acomodações necessárias. Nessas alterações é possível que outro pernambucano seja afetado.

André de Paula (PSD), hoje no Ministério da Pesca, pode ser transferido para Portos e Aeroporto, abrindo o espaço atual para os ajustes. O partido dele, o PSD, quer muito o ministério que hoje está com Márcio França (PSB).

Prejuízo

Quando as mudanças começaram a ser ventiladas, o PSB e o PDT ficaram apreensivos, acreditando que seriam prejudicados e perderiam espaço para o centrão. No caso dos pedetistas o risco é menor, porque o PDT já tem pouquíssimos cargos no governo. Já os socialistas têm razão em sua preocupação. O PSB deve perder espaço no governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.