O CEO da Volpon Media passa as principais dicas para o sucesso absoluto com podcasts
Há poucos anos no mercado, essa “nova” mídia se concretizou e hoje é, quando produzida com eficiência, uma das mais lucrativas no ramo de comunicação.
Segundo um dos maiores nomes na execução de podcasts, Vitor “Alpzera”, não é difícil. “O primeiro passo é pesquisar referências, escolher um bom nome e criar uma identidade visual que tenha grande impacto”.
Em paralelo, e de igual importância, deve-se adquirir e usar o equipamento adequado. Alpzera recomenda que um kit ideal para se iniciar seja composto por pelo menos três câmeras, quatro microfones, uma mesa de áudio e outra de corte, boa iluminação, isolamento acústico, um bom computador e uma boa internet.
Produtor de podcasts como Ticaracaticast (Bola e Carioca), Podcast Delivery (Victor Sarro), Deu Zebra Cast (Alfinete e Sormani) e Tuguizuca (Guto Nejaim e JanJan Pais), esse, inclusive, produzido em Portugal, Alpzera tem números expressivos em seus projetos e hoje é muito procurado para assessoria e proferir palestras sobre o tema.
Os erros mais frequentes são a falta de paciência, equipe sem experiência de mercado e insuficiência de planejamento. “Como em qualquer área, o profissionalismo é fundamental. Por ter uma característica descontraída, as pessoas iniciam como se fossem tomar uma cerveja em um barzinho, sem planejamento e sem pessoas competentes a frente para liderar o projeto e esse é um erro crasso”, adverte o produtor.
O podcast não precisa ser pautado em um único assunto. Alpzera aponta que, para que o papo não fique cansativo e se torne um monólogo ou uma entrevista, é importante que o host saiba falar sobre diversos assuntos e tenha habilidade em dar uma boa conversa.
Outra observação importante é ter ciência de que convidar pessoas ou famosos não é nada fácil e, consequentemente, é necessário a assessoria de um profissional capacitado: “Esse processo irá acelerar o crescimento do programa, minimizar os erros e problemas, reduzir custos, aumentar a receita, atrair patrocinadores e, principalmente, viralizar o conteúdo”, finaliza Alpzera.