Drogas, casamento gay e militares: as diferenças entre Milei e Bolsonaro

“Olá, prezado Javier Milei. (Aqui é) Jair Bolsonaro. Temos muita coisa em comum. A começar que nós queremos o bem dos nossos países. Nós defendemos a família, a propriedade privada, o livre mercado, a liberdade de expressão, o legítimo direito à defesa e queremos sim ser grandes à altura do nosso território e da nossa população.”

Foi enfatizando semelhanças que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo demonstrando apoio ao deputado argentino Javier Milei, que saiu vitorioso nas eleições primárias da Argentina, realizadas no domingo (13/8).

Milei se apresenta como um libertário, e seu grupo, o La Libertad Avanza (“A Liberdade Avança”, em tradução livre) liderou a corrida presidencial com mais de 30% dos votos.

As eleições presidenciais na Argentina acontecem em outubro e Milei aparece, agora, como um dos favoritos à vitória.

O resultado surpreendeu boa parte dos analistas políticos do país e de fora da Argentina, uma vez que as pesquisas de intenção de voto apontavam que ele teria em torno de 20% dos votos.

Milei vem chamando atenção por suas propostas consideradas por muitos como radicais.

Sua comparação com Bolsonaro vem sendo feita desde que ele despontou no cenário político argentino, em 2021, quando se elegeu deputado.

Na época, em entrevista ao jornal O Globo, ele mesmo mencionou a comparação.

“É quase natural meu alinhamento com Trump e Bolsonaro”, em referência ao também ex-presidente Donald Trump, dos Estados Unidos.

Mas enquanto todas as atenções parecem voltadas para as semelhanças entre Bolsonaro e Milei, especialistas em política argentina ouvidos pela BBC News Brasil apontaram quais seriam as quatro principais diferenças entre os dois políticos.

Segundo eles, as quatro principais diferenças entre os dois são: carreiras distintas, posição em relação aos militares, apoio do eleitorado evangélico e o conservadorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.