Novas quedas de energia são registradas em Salgueiro

Moradores de Salgueiro voltaram a constatar novas quedas de energia, na manhã desta terça-feira (29). Os bairros do Planalto, Alto das Abelhas e Nossa Senhora das Graças relataram instabilidade no fornecimento. A instabilidade dura pouco minutos mas põe em risco eletrodoméstico e eletrônicos que consomem energia e podem queimar.

Nos últimos 17 dias as reclamações de consumidores se tornaram mais frequentes. A distribuidora de energia alegou que houve um desligamento programado, porém o ato não foi divulgado em emissoras de rádio, blogs nem muito menos no site da empresa.

RESPOSTA NEOENERGIA

Sobre interrupção no fornecimento que atingiu algumas ruas da cidade de Salgueiro, neste final de semana, a Neoenergia Pernambuco esclarece que o desligamento foi programado com a finalidade de realizar manutenção preventiva na rede de distribuição de energia elétrica.

O que fazer quando um aparelho queima por causa da queda de energia?

Para isso, é preciso, em primeiro lugar, comunicar a companhia de energia elétrica sobre a falta de luz e anotar o protocolo fornecido, bem como, registrar a data e hora que ocorreu a queda de energia, a fim de demonstrar que o prejuízo ocorreu por causa da falta de energia.

A Resolução nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) trata sobre o procedimento do pedido de ressarcimento de danos, que deve ser feito, num primeiro momento, diretamente à distribuidora de energia elétrica do estado do consumidor, no prazo de até 90 dias a partir da data da ocorrência do prejuízo. Quem solicita o ressarcimento deve ser o titular da conta de energia elétrica.

A distribuidora não pode, de forma alguma, se recusar a receber o pedido de ressarcimento e pode, em até 10 dias fazer uma vistoria do aparelho queimado e, quando se tratar de aparelho que armazene itens perecíveis, esse prazo é de um dia.

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