Neste sábado (19), se comemora o dia de São José. No Nordeste, é tradição rezar ao santo para chover nesta data. Na crença popular, a chuva é a garantia de uma boa safra, plantio e fartura, o que culmina na festa de São João, época da colheita. Mas você sabe por que São José é associado às chuvas?
A resposta é simples. Há muitas gerações são realizadas, neste mês, as novenas em homenagem ao santo, fato que coincide com as chuvas de março na região do nordeste. Os trabalhadores devotos acabaram fazendo a associação entre as duas coisas.
Trata-se, portanto, de uma devoção nordestina. Conforme explica o seminarista Thiago Lacerda, na Igreja Católica, São José é patrono universal, protetor das famílias etc. Tudo isso por uma motivação teológica. Mas quanto às chuvas, se trata de uma crença que associa a religiosidade à cultura local.
No Ceará, o santo é considerado padroeiro, o que motiva o feriado anual. A crença religiosa, contudo, pode ser também explicada cientificamente, já que na data ocorre um fenômeno no movimento da Terra, denominado equinócio de outono.
De acordo com a Fundação Cearense de Meterorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no equinócio de outono os dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo sol. Dessa forma, a noite vai ter a mesma do dia. A incidência direta de raios solares na linha do Equador, de onde o Ceará está próximo, acaba atraindo ventos úmidos para a região, e geralmente traz chuvas.
Padroeiro do Ceará – 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia.
Jornal da Paraíba e G1