O Dia do Blog é uma data informal comemorada internacionalmente. Foi criada com o intuito de incentivar bloggers ou blogueiros a divulgarem outros blogs que considerem interessantes aos seus leitores. O objetivo era mostrar que existem outros conteúdos legais e pessoas que falam sobre diferentes temas na internet. Assim, fazendo crescer ainda mais essa rede de informações úteis.
Por que 31/08?
Não existem grandes explicações para a escolha da data de 31/08 para comemorar o Dia do Blog. Basicamente, a preferência se deu por possuir números que se assemelham à palavra blog. Veja: 3=B, 1=l, 0=o, 8=g.
Conheça a importância do blog no Marketing!
O blog é uma rede que permite a divulgação e troca de ideias. Por ser considerado um site pessoal e poder ser criado por qualquer indivíduo ou entidade, possui grande liberdade editorial e autoral. Ou seja, cada pessoa pode escolher sobre qual assunto deseja tratar e de que maneira.
Dessa forma, o blog se torna um importante meio de comunicação, amplamente usado no Marketing de Conteúdo. Afinal, por meio dele conseguimos apresentar uma empresa, seu trabalho e assuntos que envolvem o serviço que ela oferece. Essa é uma ótima maneira de divulgar o negócio e apresentá-lo como autoridade.
O conteúdo do blog ajuda na captação e conversão de leads. Porém, para conseguir divulgar as ideias de maneira consistente e competente, é preciso utilizar-se de algumas técnicas. Assim, será possível construir conteúdos de qualidade e fazer jus à existência do Dia do Blog.
Confira algumas dicas para construir conteúdos de qualidade!
1- Conheça o seu público
Uma das principais dicas para criar um bom conteúdo para blog é conhecer seu público. Para isso, é preciso estudar e entender quem deseja atingir. Considere suas personas! É mais fácil escrever para aquela pessoa que você conhece melhor do que aquela que nem nome tem. Dessa forma, seus artigos conseguem ser melhor direcionados.
2- Use o copywriting
Outra dica importante para construir conteúdos bons é utilizar as técnicas de copywriting. Elas irão ajudar seu texto a conversar melhor com o público e chamar a atenção do leitor. A comunicação será mais efetiva.
Veja alguns exemplos de técnicas interessantes:
- usar linguagem e tom apropriado;
- utilizar verbos de ação ao longo do texto e no call to action;
- criar títulos que despertam curiosidade;
- fazer o uso de dados para gerar credibilidade;
- apresentar a solução para um problema.
3- Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são outras técnicas essenciais para aqueles que desejam atingir uma conversão. Afinal, eles ajudam o leitor a entender como sua marca é boa e como ele precisa do seu serviço. Eles conduzem as ações do visitante.
4- Crie conteúdos escaneáveis
Para facilitar a leitura do usuário, o ideal é que você crie textos escaneáveis. Afinal, não são todas as pessoas que costumam ler o conteúdo da página por inteiro. Muitos fazem leitura dinâmica. Para evitar, então, que o leitor perca uma informação importante e ache seu conteúdo atraente é preciso:
- criar um conteúdo relevante;
- escrever de forma clara, simples e objetiva;
- fazer parágrafos curtos;
- usar tópicos;
- usar subtítulos;
- destacar as informações importantes em negrito.
5- Escreva de acordo com as etapas do funil
Utilizar o funil de vendas para criar seus conteúdos é outra dica valiosa. Escrever de acordo com o momento em que o cliente vive interfere na forma como ele vê sua marca. Veja como escrever em cada etapa:
- topo do funil: nesse momento o lead ainda não conhece o seu negócio. Você precisa conscientizá-lo sobre um problema na vida dele e instigá-lo a resolver a questão;
- meio do funil: agora é o momento de mostrar a solução para o lead e conduzi-lo para a última etapa. O meio é a etapa de consideração;
- fundo do funil: depois que o lead chega ao fundo funil, você está prestes a conseguir a conversão. Para isso, é preciso mostrar que a sua marca sabe como resolver o problema e que escolhê-la é a melhor solução. Mostre seus atributos.
Fonte: Primeiro Digital