Cartas de baralho: situação e oposição passam pelo crivo dos Sampaio no jogo político de 2024

Três anos após a páscoa definitiva do saudoso Francisco Sampaio o seu prestígio político continua em alta e refletido nos seus descendentes. Dr. Chico foi desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na década de 1990. Também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no estado. Aposentou-se da carreira jurídica e decidiu entrar na política. Em 2016, foi eleito vice-prefeito pelo partido Democratas (DEM).

Nas eleições de 2020, Chico apoiou seu sobrinho Emanuel Sampaio, eleito vereador mais votado com 1659 votos. Em 2024, Emanuel é cotado para ser candidato a vice-prefeito, ou até mesmo encabeçar a chapa, esse movimento deve abrir espaço para a candidatura de Maria Luiza Sampaio, membro da Militância Jovem do União Brasil, figura de destaque nas últimas eleições pelo empenho, dedicação e aguerrida militância. Luiza hoje é diretora da CDL e cuida dos negócios da família.

Não é só no grupo de oposição em Salgueiro que os Sampaio estão presentes. No terceiro mandato de Marcones Sá (PSB) quem tem cadeira cativa é Renatinha Sampaio que tem mostrado competência à frente da Coordenadoria da Mulher em Salgueiro e , segundo fontes ouvidas por este ansioso blogueiro, pode ser uma “carta na manga” do prefeito socialista para as próximas eleições. Renata pode ser candidata a vereadora ou despontar como nome à vice-prefeita. Levando em consideração o conjunto de ações apresentadas e o apadrinhamento de Dr. Edilton via Maurílio Sampaio, “avohai” da coordenadora. Se concretizado este último cenário, Renata  será a primeira figura feminina, exceto Creuza, a concorrer na majoritária na Frente Popular em Salgueiro. O secretário de saúde, George Arraes Sampaio e seu irmão, vereador Thiago Arraes também têm o DNA dos Sampaio e são membros de peso no governo de Libório.

Na Casa Epitácio Alencar os vereadores André de Zé Esmeraldo (PL), Bruno Marreca(SD), Henrique Sampaio (PSD), Agaeudes (UB), Emmanuel (UB) e Thiago (Cidadania) fazem o Clã decisivo em qualquer disputa eleitoral na principal cidade do Sertão Central.

Pupila: A boa avaliação da Coordenadoria da Mulher transformou a pasta na pupila dos olhos de Marcones.

Factual: Emanuel é cotado para vice mas se movimenta como candidato a prefeito.

Independência ou morte : Os vereadores autoproclamados independentes, Bruno Marreca e Nildo Bezerra,  marcharão como chapa amarela, azul ou branca?

Bandeira Branca: Se recupera de procedimento cirúrgico no Recife, salgueirense e  ex-deputado estadual , o Toquinha. Eleito no ano de 1998, pelo MDB. Ao conterrâneo as nossas orações e votos de uma rápida recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.