Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa no sábado

Começa no próximo sábado (7), em Pernambuco, a Campanha Nacional de Multivacinação. O Estado tem baixas de coberturas vacinais corre o risco de reintrodução de doenças graves, como a paralisia infantil, meningite, febre amarela e sarampo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), essas doenças do calendário básico de imunização estão com cobertura abaixo de 70%.
A meta mínima, definida pelo Ministério da Saúde (MS) varia de 90% a 95%, dependendo da vacina.
A campanha também vai alertar para a realização do Dia D de mobilização, em 21 de outubro.
Como vai ser
Em Pernambuco, mais 2,8 mil salas de vacinação estão aptas a receber o público-alvo, toda a população menor de 15 anos de idade (população estimada em 2.659.650 pessoas).
Até o momento, o Estado recebeu, aproximadamente,  2 milhões de doses de vacinas e já realizou a distribuição dos imunizantes para que os municípios realizem suas estratégias.
Pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes podem buscar as salas e postos de vacinação, com o cartão de vacinação para análise do profissional de saúde e atualização da situação vacinal.
Alerta
A queda das coberturas vacinais é uma questão de saúde pública e um fenômeno multifatorial. No Brasil, teve início em 2012, acentuando-se a partir de 2016, e sendo agravada pela pandemia de Covid-19.
Para o governo de Pernambuco, essa  é uma realidade preocupante, pois se observa o reaparecimento de algumas doenças imunopreveníveis em território nacional, e que já haviam sido erradicadas, já que nenhuma das vacinas, nos últimos anos, alcançou cobertura vacinal adequada.
Nas escolas
O Governo de Pernambuco instituiu o dia Dia D de Vacinação nas Escolas, voltada à proteção de meninos e meninas matriculados em instituições de ensino das Redes Estadual e Municipal.
Entre os meses de março a agosto deste ano, todos os municípios pernambucanos realizaram ações de intensificação de vacinação em 1.656 escolas públicas, sendo 825 escolas estaduais e 831 municipais.
Até o início deste mês, foram aplicadas 58.234 doses, sendo 13.086 doses aplicadas da vacina contra o HPV, 16.157 doses de vacinas contra Covid-19 e 28.991 demais vacinas do Calendário Nacional Básico de Vacinação.
As ações acontecem mensalmente durante todo o ano de 2023, sempre no último dia letivo de cada mês.
Fonte: Diário de PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.