O único feriado nacional de outubro será na quinta-feira (12), em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.
A data neste ano pode gerar uma folga prolongada, dependendo das políticas de cada instituição e das decisões dos governos municipais e estaduais.
Já no sábado (28), é considerado ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público.
Até o final do ano, ainda tem outros feriados que vão cair em dias da semana. Em novembro, o Dia de Finados (2/11) também cai numa quinta, enquanto a Proclamação da República (15/11) será numa quarta-feira.
O Dia da Consciência Negra (20/11), que é feriado em algumas cidades do país, será numa segunda-feira. Em dezembro, o feriado de Natal (25/12) ocorrerá neste mesmo dia da semana. Isso sem considerar outros feriados municipais e estaduais, além de pontos facultativos.
Quem trabalha no dia 12 de outubro recebe em dobro?
De acordo com as Leis Trabalhistas, é vedado o trabalho em dias de feriado nacionais, como é o caso do dia 12 de outubro, que foi incluído em 1980.
No entanto, em situações especiais, a lei prevê exceções à regra, seja por conta da natureza dos serviços ou pela conveniência e necessidade pública.
“Para os casos em que há necessidade de trabalho em feriados nacionais, os trabalhadores receberão o dia em dobro ou compensação da folga em outro dia“, explica Vanessa Carvalho, sócia do escritório Miguel Neto Advogados.
Além disso, a portaria SEPRT Nº 1809 de 2021 flexibiliza as relações do trabalho com a autorização de forma permanente o trabalho nos feriados civis e religiosos para mais de 100 atividades da indústria, comercio, transporte, comunicações, agricultura, atividades financeiras, entre outras, explica a advogada.
Emenda pode ser ponto facultativo?