Em uma recente determinação, o Governo Federal autorizou a abertura de novos cursos de medicina em sete regiões de Pernambuco. No entanto, foi deixada de fora da lista a cidade de Salgueiro. Só no Estado, foram autorizados sete cursos em instituições privadas, nas regiões de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Serra Talhada, Caruaru, Limoeiro e Palmares.
O objetivo do edital é selecionar propostas apresentadas por mantenedoras privadas de Instituições de Ensino Superior (IES) do Sistema Federal de Ensino para autorização do funcionamento dos novos cursos. As propostas passarão pelas seguintes etapas: análise de admissibilidade, análise da capacidade econômico-financeira da mantenedora, análise de mérito das propostas e análise da experiência regulatória. O resultado das análises será divulgado no dia 23 de agosto de 2024.
Desde 2016 o processo de criação de novos cursos de Medicina estava parado por determinação do governo Temer. O MEC decidiu retomar o processo para aumentar a oferta de médicos no Brasil, chegando ao número de 3,3 profissionais para cada mil habitantes.
Essa exclusão, pode ser resultado de uma série de fatores, como falta de representatividade política no âmbito estadual e nacional. Também deve ser levado em consideração a demanda da região, a infraestrutura disponível e a necessidade de investimentos para implantar um curso de medicina. É importante ressaltar que as decisões do Governo Federal levam em consideração diversos critérios, visando atender as necessidades da população e garantir a qualidade do ensino.