Numa agenda no Palácio Campo das Princesas em Recife-PE, o Prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva, cidade natal de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, que fica a cerca de 618 km da capital, esteve reunido dia (11) com o Deputado Estadual Aglailson Victor, também Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), e com membros da sua equipe como o Secretário Executivo de Cultura, Turismo e Desportos de Exu-PE, o Sr. Cícero Marcelino, e o Assessor do Gabinete do Prefeito e Coordenador local do IV Seminário da Chapada do Araripe, o Sr. Jadson Alencar, articulando a elaboração e solicitação de Projeto de Lei Estadual que reconhece as paisagens culturais da Chapada do Araripe, do lado pernambucano como Patrimônio do Estado de Pernambuco. Este processo integra o Dossiê que submete junto à UNESCO, o possível reconhecimento da citada chapada como patrimônio da humanidade. O Estado do Ceará já concluiu esta parte, estando em processo Pernambuco e Piauí, estados contornados pela Chapada do Araripe. O IPHAN regulamentou a paisagem cultural como definição: uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores. Ou seja, entende-se como “paisagens culturais” toda atividade e manifestação popular, sustentável, cultural e social ao entorno da Chapada do Araripe.
O prefeito de Exu, também esteve com a Governadora Raquel Lyra, e o Secretário Executivo de Cultura de Pernambuco, Sr. Léo Salazar, articulando a presença do Governo de Pernambuco como parceiro na realização do IV Seminário da Chapada do Araripe – Patrimônio dá Humanidade e a participação da Governadora como anfitriã deste evento internacional que será sediado em Exu-PE, interligado ao Festival Viva Gonzagão. O ato de pesquisa e cultural reunirá a comunidade científica nacional e internacional, autoridades políticas como Ministros, Governadores, Deputados, Secretários de Estado, prefeitos, convidados e a população. O objetivo do seminário é fortalecer o protagonismo do povo pernambucano na construção do Dossiê que integra o processo junto à UNESCO, da candidatura da Chapada do Araripe a patrimônio dá humanidade.
O IV Seminário da Chapada do Araripe – Patrimônio dá Humanidade, sediado em Exu-PE, tem uma realização da Fundação Casa Grande de Nova Olinda-CE, Prefeitura do Exu, Governo de Pernambuco e apoio do Governo do Ceará, Governo do Piauí, SESC, SEBRAE, IPHAN, Geo Parque Araripe, URCA e diversos outros parceiros. Com uma programação científica e cultural que acontecerá em alguns pontos da cidade nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro, este último dia, é aniversário de Luiz Gonzaga e Dia Nacional do Forró. Por isso, a proposta é interligar o seminário ao Festival Viva Gonzagão, que tem programação prevista até o dia 17 de Dezembro.
Para o Prefeito Raimundinho Saraiva: “É uma oportunidade de fortalecer a sustentabilidade, a cultura popular e o legado da memorável representação de Gonzagão para todos nós, além, de tudo aquilo que nos une pela majestosa Chapada do Araripe.”
A Governadora Raquel Lyra acionou sua equipe para organização e se mostrou otimista para fazer parte desta agenda de desenvolvimento sustentável, que fortalece a região do sertão do Araripe, o povo pernambucano e o Brasil.