Nesta segunda-feira (13) a diretora de uma unidade escolar em Araripina publicou um vídeo pontuando esclarecimentos sobre uma informação que começou a circular na comunidade educacional. Segundo a gestora, um aluno do terceiro ano está internado com suspeita de meningite, a identidade da família não foi revelada. O pai relatou que foi feito o exame da medula, e confirmou a suspeita. A professora entrou em contato com a equipe médica para buscar informações e orientações. Ainda não se sabe se a meningite é bacteriana ou viral.
A meningite é uma infecção que afeta as meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Existem diferentes tipos de meningite, sendo as mais comuns a meningite bacteriana e a meningite viral.
A meningite bacteriana é causada por bactérias e é considerada uma emergência médica, pois pode ser grave e levar a complicações graves, como inflamação cerebral, danos cerebrais, convulsões e até mesmo morte. É transmitida por meio do contato direto com secreções respiratórias de uma pessoa infectada.
Já a meningite viral é causada por vírus e geralmente é mais branda e de autolimitada, ou seja, se resolve espontaneamente sem a necessidade de tratamento específico. Os vírus responsáveis pela meningite viral são normalmente transmitidos por meio de gotículas respiratórias.