O projeto “Sertão Verde e Sustentável: Monitorando e Gerenciando recursos naturais usando Internet das Coisas”, desenvolvido pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, em Salgueiro (PE), é um dos concorrentes ao Prêmio Liga STEAM 2023, uma das maiores competições educacionais do Brasil. Realizado pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Fundação Banco do Brasil, o prêmio reuniu este ano quase 300 projetos de todo o país. Os vencedores serão anunciados neste dia 8 de dezembro, durante evento em Belo Horizonte.
Desenvolvido sob a coordenação do professor Marcelo Anderson Batista dos Santos, o projeto dos alunos de Salgueiro nasceu em resposta ao desafio proposto pelo Prêmio Liga STEAM 2023, que teve como tema “8 bilhões de motivos para mudar o presente. Sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”. Dessa forma, todos projetos que concorrem ao prêmio apresentam uma coleção de ideias que os estudantes de escolas públicas brasileiras do Ensino Infantil ao Ensino Médio sugerem para melhorar o mundo.
“Este ano os projetos contemplam de forma bastante abrangente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são as metas da ONU para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade às pessoas”, avalia Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal.
A Liga STEAM, que conta com a consultoria técnica da Tríade Educacional e gestão técnica da AVSI Brasil, visa disseminar a abordagem educacional STEAM no Brasil. Por meio dela, os alunos são estimulados a desenvolver projetos para resolver questões de seu dia a dia ou de sua comunidade, usando conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. É uma abordagem comum em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido.