Pernambuco autoriza municípios a aplicarem segunda dose da vacina bivalente contra Covid-19; veja grupos contemplados

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou, nesta quarta-feira (6), uma nota técnica autorizando os municípios a aplicarem uma segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A medida tem como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos a partir dos 12 anos que tenham recebido a última dose de imunizante há, no mínimo, seis meses.

No Recife, a prefeitura informou que as doses já estão disponíveis. A lista dos locais de imunização pode ser consultada na internet

A autorização foi dada dias após o estado registrar um aumento de quase 800% no número de casos da doença em novembro.

De acordo com o documento, a nova recomendação da SES segue uma orientação do Ministério da Saúde, que, nos últimos dias, registrou alta de notificações no Ceará, onde foi identificada a circulação de novas subvariantes da ômicron.

Atualmente, para receber a vacina bivalente – que protege tanto das primeiras variantes do vírus, quanto da ômicron e subvariantes -, é necessário ter tomado, ao menos, as duas primeiras doses de vacina contra a Covid-19 há, no mínimo, quatro meses.

O imunizante é oferecido para a população maior de 18 anos e pessoas acima de 12 anos que tenham comorbidades.

A nota técnica informa que, além do segundo reforço da bivalente, é importante reforçar as medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos e o uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios, “para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas”.

Doses disponíveis no Recife

Procurada pelo g1, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as doses da vacina bivalente já estão disponíveis nos locais de vacinação da cidade. Segundo a instituição, o município tem 170 salas de vacina.

Entre os pontos de imunização, estão os postos localizados nos shoppings Recife, Tacaruna, RioMar e Boa Vista, que funcionam todos os dias da semana das 9h às 19h. Também há aplicação de doses no Centro Médico Senador Emírio de Moraes, no bairro de Casa Forte, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Já nos fins de semana, a gestão municipal disse que monta pontos itinerantes em locais de grande circulação de pessoas.

Fonte: G1/PE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.