SALGUEIRO-PE “A Casa da Amazônia”

“Fazenda Alto do Amazonas”

“Em meio a lendas e historias que cercava esse local, contos do tipo que existia ‘ BOTIJA” ali enterrada, que guardava grandes valores.A fazenda chamada Amazonas pertencia a seu Sr. Odon Duperron, a casa da Amazonas era sua residência.

Sr.Odon Duperron tinha outras fazendas,Oiticica,Bananeiras entre outras.Ao seu redor tinha pés de Tamarindos, que em época de colheita do fruto, muitos subiam e se divertiam pegando seus frutos, seu terreiro com aspecto de fazenda do interior, rústico, cada detalhe fazia a diferença.Construção peculiar, e com riquezas de detalhes, típico de casa de Fazenda.

Na foto a casa já tinha perdido todo seu aspecto de construção inicial, não existiam mais os pés de tamarindos, já estavam em fase de destruição.Ficaram nas memórias inúmeras historias e momentos contados no seu terreiro e que fizeram parte dos moradores do Prado/Santa Margarida que ficam nas proximidades.

A história deste local remota aos idos anos de 1889,neste local nasceu o Poeta Levino Lopes de Barros e Silva Neto,o Poeta Levino nasceu na fazenda Alto do Amazonas no dia 17 de agosto de 1889.O Poeta Levino era Neto do Sr Levino Lopes de Barros e Silva,o primeiro Salgueirense formado em Direito e que alcançou o cargo de Juiz,Dr Levino Lopes instalou um Hipódromo (Prado) em 1889, daí surgiu o bairro de mesmo nome, Bairro do Prado, sendo o fundador do Bairro.

O poeta Levino Lopes,Faleceu neste mesma casa (Fazenda Alto Amazonas) em 1957, vítima de uma picada de cobra jararaca. O poeta da nome a uma famosa rua,filho de Odilon de Barros Alencar e Silva e Mariana da Luz Barros.

Foto: Acervo Cristiano Conserva
Por: Ivan Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.