Decorado com crista grisalha e mensagens de paz, um dos principais símbolos do carnaval do Recife, o galo gigante, está em processo de montagem. Como tradição, a alegoria, que neste ano tem o tema “Galo gigante da paz”, vai ocupar a Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade, durante o período festivo
Nesta quarta-feira (31), parte da escultura foi mostrada pela primeira vez. A cabeça só foi exposta parcialmente, para não estragar o mistério da crista grisalha.
Neste ano, a escultura vai ter 28 metros de altura e pesar oito toneladas, uma a mais que no ano passado. Além de elementos que evocam diversidade, alegoria também tem homenagens aos povos originários e às pessoas idosas.
De acordo com a organização do galo gigante, 90% de todo material que vestirá a estrutura vem de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como 10 mil CDs e DVDs e 2 mil metros de lonas de materiais publicitários.
“Essa alegoria gigante consumiu entre 1,8 mil e 2 mil metros de lonas que deveriam ser compradas, um produto virgem, petróleo, e não, a gente reutiliza lonas de banners e outdoors. E fica a dica aí, que é um material fantástico para revestimentos diversos”, afirmou o designer Leopoldo Nóbrega, responsável pelo desenho.
Além da cor branca, que será predominante, as cores dos cinco continentes também fazem parte da alegoria: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho, (América), azul (Europa) e verde (Oceania).
Outras técnicas também são usadas na decoração, como renda renascença no tronco, “varandas” de macramê nas pernas — feitas por artesãs de Caraibeiras, onde fica a Terra índigena Pankararu, na cidade de Tacaratu, no Sertão —, e estampas que lambram tatuagem e body art.
Fonte: G1