Com o fim das férias, a volta às aulas se aproxima, e para muitos pais e crianças, esse período pode ser desafiador. O reajuste à rotina escolar requer cuidados especiais para garantir que o retorno seja suave e livre de estresse. Pensando nisso, Silmara Casadei, educadora, escritora e diretora geral acadêmica do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, preparou alguns pontos que podem tornar o retorno às atividades escolares uma experiência enriquecedora e bem-sucedida para todos. “Preparar o retorno às aulas é um processo que envolve diversos aspectos, e a colaboração entre família e escola desempenha um papel crucial para tornar esse período mais suave e positivo para as crianças”, afirma Silmara. Confira as dicas abaixo preparadas pela diretora:
Rotina de Sono: Estabelecendo Bons Hábitos
Iniciar uma rotina consistente de sono é fundamental para o sucesso na escola. Para isso é necessário ajustar gradualmente o horário de dormir algumas semanas antes do início das aulas. “Crie um ambiente propício ao descanso, com um espaço escuro e tranquilo, sem acesso às telas de celular ou tablets. Isso vai contribuir significativamente para uma noite de sono reparadora”, orienta.
Preparação da Lancheira: Nutrindo o Corpo e a Mente
Nutricionistas recomendam uma abordagem equilibrada para as refeições escolares. Opções saudáveis e balanceadas são essenciais para fornecer a energia necessária ao longo do dia. Ideias de lanches práticos e nutritivos, que também agradem ao paladar das crianças, são valiosas para garantir que a alimentação contribua para o bem-estar durante as aulas. “Os pais podem pesquisar e preparar juntamente com as crianças opções de receitas saudáveis e criativas para o lanche”, sugere Silmara, lembrando também da importância da hidratação. “Sugestões de bebidas saudáveis, como água e sucos naturais, são cruciais para manter os pequenos hidratados durante o período escolar, principalmente durante o verão”.
Birras e Ansiedade: Entendendo e Lidando com Emoções
Estratégias para uma comunicação efetiva devem incentivar a expressão saudável de emoções, facilitando a adaptação das crianças ao ambiente escolar. “Para isso é necessário identificar sinais de estresse, e os pais desempenham um papel vital ao ajudar a aliviar a pressão emocional, conversando com a criança e sinalizando as vantagens do novo ciclo, novas amizades e novos aprendizados”, recomenda a educadora.
Atividades Pré-escolares: Facilitando a Transição
Silmara Casadei sugere atividades pré-escolares para ajudar a reintegrar as crianças ao ambiente escolar antes do início das aulas. “Um encontro na casa de um colega ou passeio com a turma ajudam a socializar e diminuir a ansiedade, além de estreitar os vínculos das crianças”.