Na primeira Sessão Ordinária de 2024, realizada nesta quarta-feira (07), a Câmara de Vereadores de Salgueiro aprovou o Projeto de Lei Ordinária n° 91/2023, que obriga escolas do município a substituírem sirenes por sons mais suaves, adequados aos alunos com sensibilidade auditiva, como autistas. Apresentado por Mariano Barros, o PL aprovado por unanimidade em primeiro turno.
Em seu artigo 1°, a proposição determina que as escolas públicas e privadas de Salgueiro ficam “obrigadas a substituir as sirenes e sinais sonoros por sinais musicais, adequados aos alunos portadores de sensibilidade auditiva, com a finalidade de que estes não sejam submetidos a incômodos sensoriais ou a risco de pânico”.
A proposta, que passará por segunda votação e seguirá para a sanção do prefeito, concede prazo de 180 dias (6 meses) para as unidades escolares se adequarem. “Cada escola se adequará a sua realidade, podendo, inclusive, substituir a sirene, por aviso pessoal, outros sinais sonoros suavizados ou mensagem de voz gravada”, diz o projeto.