Desde 2018, o dia 6 de março é feriado em Pernambuco, estabelecido pelo Governo do Estado por ocasião do bicentenário da Revolução Pernambucana, celebrado um ano antes.
Nesse dia, as instituições de ensino suspendem suas atividades e as repartições públicas fecham suas portas em reverência à Data Magna, que presta homenagem ao movimento separatista.
Esse período marcou a efemeridade do estado como uma república independente do Brasil Colonial e é considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil.
Continue lendo a matéria e descubra se a Data Magna de Pernambuco é feriado ou ponto facultativo.
DATA MAGNA DE PERNAMBUCO
Em 1817, a Capitania de Pernambuco se insurgiu contra a Coroa portuguesa devido às disparidades sociais na região.
Essa revolta representou o maior movimento popular no Brasil Colônia, inspirado pela Revolução Francesa (1789 – 1799) e outras revoltas no país, como a Inconfidência Mineira em 1789 e a Conjuração Baiana em 1798, embora não tenham alcançado a mesma magnitude, força e impacto observados em Pernambuco.
A bandeira do estado, motivo de orgulho para muitos pernambucanos, foi adotada pelo então governador Manoel Borba (1915 – 1919) e é a mesma utilizada pelos revolucionários.
6 DE MARÇO É FACULTATIVO OU NÃO?
A legislação que instituiu o feriado, a Lei Estadual 16.059 de 8 de junho de 2017, foi proposta pelos então deputados Terezinha Nunes (PSDB) e Isaltino Nascimento (PSB).
O texto determina que o dia 6 de março é um feriado obrigatório, não um ponto facultativo. Portanto, trabalhadores devem ter folga na data.
A lei visa homenagear os heróis da Revolução Pernambucana, pessoas que estabeleceram Pernambuco como uma nação independente, mesmo que por apenas 75 dias.
Fonte: TV Jornal