A Governadora Raquel Lyra teve uma agenda voltada à segurança pública nesta quinta-feira (21). Pela manhã, a gestora participou da entrega do Laboratório de Perícia Papiloscópica Forense, do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). Na ocasião, também ocorreu o lançamento oficial da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Pernambuco.
O novo Laboratório de Perícia Papiloscópica Forense recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão do estado. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou a importância do equipamento, que fica localizado nas dependências do Instituto Tavares Buril, para a Perícia Criminal. Segundo Alessandro, o laboratório deve auxiliar na elucidação de crimes e na produção de laudos emitidos pelo Instituto.
Sobre a Carteira de Identidade Nacional, também lançada pela Governadora no evento, Pernambuco está atrasado. O prazo final estipulado pelo Governo Federal para que o novo modelo fosse emitido era 11 de janeiro. Até aquela data, Pernambuco e outros três estados deixaram de informar o cronograma para início da emissão.
Segundo a gestora estadual, agora, há um cronograma consolidado. A partir de 1º de abril, os idosos poderão emitir a nova identidade. A expectativa da Governadora é de que 9 milhões de pernambucanos sejam atendidos em 5 anos.
A primeira via da CIN será gratuita e estará disponível nas versões impressa e digital, reunindo, além do número do CPF, documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH e o número do Cartão do Sistema Único de Saúde. Entre outras inovações, estão a inclusão de um QR Code no documento, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável por agentes da segurança pública e privada, além da inclusão de uma área legível que permite utilizar o documento em viagens internacionais, desde que haja acordo entre países.
À tarde, Raquel inaugura em Limoeiro, no Agreste Setentrional, o novo Complexo Policial do município, cuja requalificação contou com investimento do estado de R$ 70 mil.