Uma nova manifestação dos motoristas de aplicativos – incluindo os profissionais da plataforma Uber – está prevista para acontecer em diversos estados do Brasil nos próximos dias.
A paralisação tem como objetivo demonstrar a insatisfação dos motoristas em relação ao Projeto de Lei 12/2024, que prevê a regulamentação das atividades dos profissionais.
O documento segue em tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Nesta terça (as), as cidades serão ocupadas com carros de som, faixas e adesivos alusivos à insatisfação com o projeto de lei, que segundo os motoristas, não teve a participação deles na construção.
PARALISAÇÃO NACIONAL UBER
O ato acontece em todas as capitais do país, de forma simultânea, na próxima terça-feira (26).
Em Pernambuco, por exemplo, os motoristas irão participar da paralisação nacional com apoio da FEMBRAPP – Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil – e da AMAPE – Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco.
Também irão fazer parte do protesto estadual, motoristas de aplicativos, motociclistas e entregadores de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
Em Vitória, a concentração será na Praça da Matriz. Em Caruaru, no Pátio do Povo. Já em Garanhuns, o ato será realizado na Praça Mestre Dominguinhos e em Petrolina, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.
A manifestação é contrária ao PLP-12/2024, que tramita em regime de urgência, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A concentração na Região Metropolitana do Recife acontece por volta das 07h00 da manhã, em frente ao Classic Hall, na faixa local.
Também estão sendo convocados para o ato, entregadores por aplicativos e motociclistas, já que o Governo Federal sinaliza que os próximos a terem este tipo de regulamentação serão estes profissionais.
“O motorista não quer pagar 27,5% de INSS, pois já estamos há 8 anos sem nenhum tipo de reajuste. O que o motorista quer é liberdade pra trabalhar e tarifas justas, de no mínimo R$ 2 o KM + tempo, pois as plataformas chegam a tirar 60% do valor de uma viagem“, afirmou o presidente da AMAPE, Thiago Silva.
O trajeto da paralisação inclui os seguintes pontos:
- Avenida Agamenon Magalhães
- Avenida Cruz Cabugá
- Parque 13 de Maio
- Rua Princesa Isabel
- Rua da União
- ALEPE
Do Classic Hall, os motoristas seguirão em carreata para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, ALEPE, sede do poder legislativo estadual, onde será entregue, de forma simbólica aos deputado estaduais, pedido de retirada da urgência do projeto, que deverá ser enviado para os 25 deputados federais e os três senadores, que compõem a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional.