O governo do estado anunciou uma verba de 105 milhões de reais até o final deste ano para melhoria do sistema penitenciário em Pernambuco. Além do aumento de vagas no sistema prisional, a iniciativa prevê a realização de novos concursos públicos e parceria com o Governo Federal para aquisição de equipamentos, como aparelhos de raio-x, câmaras corporais e dispositivos de monitoramento.
O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, Paulo Paes, comentou sobre o investimento que trará benefícios para a segurança no estado. “O investimento de R$ 105 milhões em Pernambuco mostra o compromisso com o sistema prisional e a segurança pública da população do estado. Temos um compromisso com o aumento de vagas no sistema prisional e aquisição de novos equipamentos que vão corroborar com as metas dos ‘Juntos pela Segurança’, e sobretudo com a humanização do sistema penitenciário e a redução da criminalidade do Estado.”
“Até o final do ano do mandato Estadual, temos um compromisso de criar quase 7.900 vagas, aumentando o número de presos estudando e trabalhando em aumento para 40%. É essencial alcançarmos essa meta para termos um sistema prisional mais humanizado e com ressocialização”, afirmou Paes.
As ações de melhoria no sistema penal e a redução da criminalidade são prioridades para administração Estadual. Prova disso é que o governo do estado criou a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização.