O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) usou verba pública para patrocinar posts e fotos sem camisa direcionados a mulheres jovens nas redes sociais. O levantamento, feito pelo Núcleo Jornalismo, mostrou que o político foi o quinto que mais gastou com redes no ano passado, sendo R$ 50 mil destinados apenas ao Instagram. Ainda segundo a investigação, os anúncios são direcionados a um público-alvo de mulheres entre 18 e 24 anos.
Do montante de 2023, a reportagem apurou que até R$ 5,5 mil podem ter ido para 14 anúncios chamados de ‘biscoiteiros’, por volta de 11% do investimento total. Neste ano, Studart gastou quase R$ 20 mil em anúncios no Instagram até o momento, sendo que R$ 6 mil foram descontados do montante de sua cota parlamentar. A Câmara indeniza os deputados pelo que é considerado “divulgação da atividade parlamentar”.
Entre fevereiro e março de 2024, o deputado gastou R$ 2,3 mil em oito anúncios sem relação alguma com política, que traziam fotos no Carnaval e na academia. Apesar destes últimos ainda não terem sido pagos com verba pública, ele pode ser ressarcido. Em 2023, Studart usou a cota do gabinete para financiar anúncios semelhantes. Ele publicou uma foto sem camisa em abril com a legenda “alguns tatuam nome de namorada ou namorado. Eu prefiro apostar em um amor que eu sei que é incondicional! Os anjos!”. Em resposta, o gabinete do deputado informou que as métricas mostram que o público é majoritariamente feminino e que “a grande maioria das postagens tem relação com bandeiras do mandato”.