A Polícia Civil de Pernambuco concedeu, medalhas do “Mérito Policial Civil” para 165 policiais e integrantes da sociedade civil que ajudaram a fortalecer a corporação ao longo de 207 anos. Na solenidade, realizada, nesta terça (30), no Recife, a governadora Raquel Lyra (PSDB) declarou que a gestão dela tem uma estratégia muito clara: “Pernambuco precisa voltar a ser um estado seguro”.
A cerimônia aconteceu na sede da Escola Superior de Magistratura (Esmape), na Ilha do Leite, na Área central da cidade. O evento marcou o encerramento dos festejos do aniversário da instituição, celebrado ao longo de todo o mês de abril.
Também participaram a vice-governadora Priscila Krause, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho; o Delegado-Geral da PCPE, Renato Rocha, e da Delegada-Geral Adjunta da PCPE, Beatriz Leite, além de outras autoridades.
Na solenidade, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que estava honrada em participar da solenidade, representando o Estado e disse que “não é fácil fazer mudança”. “É importante homenagear as pessoas que ajudaram a fazer um Pernambuco mais seguro, dedicando suas vidas e suas energias”, declarou.
Ainda segundo a gestora, é importante homenagear “quem faz a diferença para devolver a paz social ao Estado”. “Ninguém faz nada sozinho”, declarou.
A governadora destacou também as ações desenvolvidas. “Estamos mudando tudo, renovando quadros e fazendo concursos. É o maior investimento em segurança da nossa história”, afirmou.
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, destacou a importância da solenidade.
Segundo ele, a entrega das medalhas fecha o mês de aniversário. “É o grande evento, o fechamento do mês. Agraciamos policiais e membros da sociedade civil que ajudaram a melhorar a corporação e a torná-la mais eficiente”, declarou.
Rocha também falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela corporação.
“As nossas ações visam cumprimento das metas. Tenho confiança de que, com as ações para evitar os crimes contra a vida, cumpriremos o estabelecido”, disse. O chefe da polícia disse, ainda, que a ideia do governo é cada vez mais investir na estrutura e motivar o efetivo policial.