O novo Hospital da Criança, em fase de construção na Zona Oeste do Recife, será entregue em dezembro deste ano e começa a funcionar em janeiro de 2025. A afirmação é do prefeito João Campos (PSB), que visitou as obras, em Areias, nesta quinta (2), o com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Na visita, Campos destacou a importância da obra para toda a Região Metropolitana e afirmou que a unidade será uma referência para o Sistema Único de Saúde (SUS). A prefeitura trata o hospital como uma obra que reposiciona o Recife no SUS em todo o Brasil.
A unidade será batizada com o nome do ex-secretário de Saúde de Pernambuco Antônio Carlos Figueira, que morreu no fim do ano passado. Além de 8860 atendimentos mensais, terá capacidade para fazer 500 mil exames por ano.
João Campos salientou que o hospital está sendo construído com apoio dos recursos do Governo Lula, por meio do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Será um equipamento de alto padrão, feito para as crianças. Teremos escola aqui dentro para os pacientes que ficam muito tempo internados”, declarou.
O gestor agradeceu ao presidente Lula pelo apoio para a construção da unidade. “Espero que ele venha para a inauguração. É um governo que respeita os gestores e acompanha as prioridades. Vamos gerar cinco empregos para cada leito”, comentou.
Segundo o cronograma das obras, foi atingida a marca de 100% das fundações. “Vamos aumentar a oferta e reduzir a espera e as filas. No Hospital da Mulher, temos muitos atendimentos de outras cidades. Vamos ter essa estrutura aqui. Varandas para os pacientes poderem respirar ar puro”, disse.
O ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do Governo Lula, destacou que “será uma das obras mais simbólicas do Novo PAC no Brasil”. “Vamos cuidar das crianças. É uma parceria com um grande aliado do presidente Lula, que é o prefeito João Campos”, declarou.
O ministro também afirmou que será uma unidade de referência no País.