O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que o Ministério dos Transportes ajudará o Rio Grande do Sul a recuperar as estradas destruídas pelas fortes chuvas que atingem o estado.
Durante coletiva de imprensa em Porto Alegre, neste domingo (5/5), Lula afirmou que o ministro dos Transportes, Renan Filho, fez o mapeamento de quais rodovias federais foram atingidas e irá ajudar, também, nas obras de reconstrução das estradas estaduais.
“Eu sei que o estado Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. Eu sei que tem muitas estradas estaduais que estão com problema. Não fique preocupado, porque o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar a recuperar as estradas estaduais”, afirmou Lula ao governador Eduardo Leite (PSDB).
Também participaram da coletiva o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. A comitiva sobrevoou as áreas atingidas pelas enchentes.
Lula também sugeriu aos deputados federais que indiquem emendas parlamentares ao estado que sofre com os temporais. “Eu sei que os deputados têm um monte de emenda. Se cada deputado liberar as emendas, serão alguns milhões que você [Eduardo Leite] terá imediatamente para reconstruir o Rio Grande do Sul”, disse.
As fortes chuvas que caíram nos últimos dias no Rio Grande do Sul provocaram, pelo menos, 75 mortes. Há 780.720 cidadãos afetados e 155 feridos.
As enchentes históricas no Sul do país atingiram 334 municípios e deixaram 16.609 pessoas desabrigadas (que foram instaladas em locais cedidos pelo poder público), além de 88.019 desalojados.