Em sua 30ª edição, a tradicional Cavalgada à Pedra do Reino já começou no município de São José do Belmonte, no sertão de Pernambuco, mas é neste fim de semana que ela chega ao seu ápice, com festa grande na sexta (24), sábado (25) e domingo (26), com uma programação gratuita que envolve shows, feira de artesanato, gastronomia, bacamarteiros e mais.
A festa é inspirada na obra de Ariano Suassuna “O Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, e neste 2024 tem como tema “O Encantando vem à Galope”, baseado em outra obra do escritor e dramaturgo paraibano, o “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”.
As feiras gastronômica e de artesanato já estão funcionando no Pátio de Eventos Cacau do Banco, onde também acontecerão os shows marcados para este fim de semana, de acordo com a programação abaixo:
Sexta, 24/5
22h – Caninana
0h – Waldonys
Sábado, 25/5
22h – Fábio Diniz
0h – Ramon & Randinho
Cavalhada
Também parte da programação, a Cavalhada Zeca Miron acontece no sábado (25), no Estádio O Carvalhão, a partir das 14h. Lá, os cavaleiros azuis e encarnados, que representam os cristãos e os mouros, participam da disputa de argolinhas pela coroação da rainha.
Cavalgada
Já o esperado cortejo real junto ao rei e rainha da Cavalgada rumo à Serra do Catolé, se concentra no amanhecer do domingo (26), ao som dos bacamartes, em frente à Matriz de São José.
Lá, se reúnem o rei, rainha, cavaleiros azuis e encarnados, além dos cavaleiros e amazonas (este ano, são esperados cerca de 2 mil), para uma bênção especial do pároco da cidade, antes de partir para a subida da Serra do Catolé.
Na chegada ao local, a segunda parte da celebração será com muita música, seguindo a programação:
Domingo, 26/5
10h – Ranieri Vaqueiro
12h – Rey Vaqueiro
15h – Vitim do Acordeon
Lançamentos
Durante esta semana, a Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), junto à Prefeitura do município e à Secretaria de Educação, lançou o livro “São José do Belmonte: Terra da Pedra do Reino – nossa história, nossa cultura e nossa gente”. A publicação é assinada por membros da ACPR e professores da Escola Municipal Maria José Nóbrega de Figueiredo Moura.
Aconteceu na cidade, também, o lançamento oficial e primeira exibição do documentário “O Massacre da Pedra do Reino”, dirigido por Lucas Maurizan.