No Recife, George Duarte participa de audiência pública sobre sistema Itaparica e afirma: “Não descansaremos até que uma solução definitiva seja encontrada”

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, participou nesta terça-feira (28) de audiência pública sobre o Sistema Itaparica. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e reuniu diversos prefeitos, deputados estaduais, vereadores, representantes governamentais e lideranças populares do Sertão.

Vale lembrar que o abastecimento d’água dos perímetros irrigados de Itaparica, a exemplo do Projeto Fulgêncio, foi suspenso porque o Governo Federal cortou os recursos necessários para a permanência da empresa Senha, responsável até então pela manutenção e funcionamento dos equipamentos.

Estamos apelando à diversas lideranças políticas de Pernambuco para que nos ajudem a encontrar uma solução junto ao Governo Federal. A suspensão do abastecimento d’água é um imenso prejuízo para milhares de produtores boavistanos do Projeto Fulgêncio. Mesmo que de forma precária, a gente vem mantendo o funcionamento do sistema em parceria com os agricultores. Porém, não sabemos até quando será possível continuar com estes serviços diante do caos ocasionado por essa medida da União. É preciso que a classe política esteja unida para que o Governo Federal assuma o seu papel”, afirmou o prefeito George Duarte.

A audiência pública foi solicitada pela Comissão de Agricultura da Alepe, que tem o deputado estadual Doriel Barros como presidente. Após o encontro, os representantes políticos decidiram buscar uma audiência com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa. A ideia é criar uma coparticipação entre Codevasf, Governo do Estado e outros órgãos do Governo Federal, com o intuito de tocar o sistema de forma efetiva e permanecente ao longo dos próximos anos. Há ainda o projeto de angariar recursos para a instalação da Usina Solar de Itaparica, garantindo uma considerável economia no consumo energético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.