O Hospital Universitário (HU)-Univasf, sediado em Petrolina, registrou no dia de ontem (12) um índice de internações muito acima de sua capacidade. A taxa de ocupação chegou a 176%. Tal fato levou o atual superintendente da unidade médica, Julianeli Tolentino, a se manifestar pelas redes sociais.
De acordo com Julianeli, essa sobrecarga excessiva no HU-Univasf se dá justamente pela insuficiência nos atendimentos da Rede de Atenção à Saúde na região. “Por isso, estamos dialogando com o governo federal, através da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), para que soluções alternativas sejam apresentadas e, consequentemente possamos melhorar a capacidade de resolução das nossas demandas assistenciais”, ressaltou.
Entre as medidas tomadas, Julianeli informou ter priorizado o aumento da disponibilidade de horas extras, contratação de novos profissionais e aumento dos investimentos para melhorar a qualidade da estrutura física do HU-Univasf. Ele disse ainda que vem dialogando intensamente com todos os gestores de saúde da região (prefeitos e secretários municipais), com a Secretaria de Saúde da Bahia e com a EBSERH. A preocupação, segundo ele, é manter a qualidade no atendimento, mesmo diante de tanta demanda.
“Por isso, peço a compreensão de todos, da sociedade em geral, pacientes, profissionais do Hospital Universitário, em busca de uma maior oferta e qualidade nos nossos atendimentos diante da grande demanda apresentada no dia a dia”, finalizou.