O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) apurou que, até este sábado (28), o Sistema Pardal contabilizou 4.765 denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo estado. Deste montante, Recife lidera com 732 denúncias; seguida por Jaboatão dos Guararapes (378); Cabo de Santo Agostinho (270); Paulista (278) e Olinda (193). Os dados estão disponíveis tanto no Pardal Web como no app da Justiça Eleitoral.
O tribunal aponta ainda que, após as eleições, candidatas, candidatos, partidos políticos, federações ou coligações terão o prazo de 15 (quinze) dias corridos, a contar da data do pleito, para providenciar a retirada dos materiais de propaganda eleitoral apreendidos ou recolhidos, desde que não se constituam prova em processo judicial.
Essas denúncias refletem diretamente no trabalho da Comissão de Propaganda Eleitoral (CPropag) do Tribunal que é responsável pela fiscalização no Recife. Dados das últimas apreensões, também da última quinta-feira, totalizaram 1849 materiais apreendidos por propaganda irregular, dos quais, bandeiras em locais inadequados ou que podem causar acidentes, somam 1806; banners, 30, e caixas de som, 13.