Policiais prenderam na manhã desta quarta-feira (2) Raione Cabral (Mobiliza), candidato a prefeito de Coari, no interior do Amazonas, após fazer uma “chuva de dinheiro” em uma praça pública no município.
Vídeos que circulam em redes sociais mostram o alvoroço causado pela ação do candidato. Enquanto ele joga as notas da base de uma estátua de Cristo, um grupo corre para pegar o dinheiro. Carros e motos são deixados em meio à rua e seus condutores, que também vão atrás das notas.
Já outro vídeo mostra Raione Cabral sendo conduzido até uma viatura da Polícia Militar que estava no local da confusão. Os policiais militares presenciaram as cenas de crimes eleitorais. Os PMs detiveram Cabral logo após ele jogar dinheiro, que infringe os artigos 299 e 350 do Código Eleitoral, que proíbe a prática de dar, oferecer ou prometer dinheiro em troca de votos.
Advogado, 34 anos, Raione Cabral é conhecido no município por fazer forte oposição ao ex-prefeito Adail Pinheiro (Republicanos), que agora é adversário dele no pleito, e aos familiares do ex-gestor.
Com 73.820 moradores, Coari é o sexto município mais populoso do Estado. De lá até Manaus, as viagens de barco costumam levar 7 horas. Já de avião, são duas horas. Por terra, é necessário fazer um trajeto de mais de 3,4 mil km.