Um coveiro do Cemitério Público São Sebastião, de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi demitido após publicar vídeos mostrando, explicitamente, a retirada de restos mortais de pessoas enterradas no local.
Entre as gravações feitas pelo coveiro A. F., vídeos da rotina de velórios, enterros, retirada de caixões e de restos mortais. Ossos, crânios e até as roupas usadas pelos mortos são mostrados na internet.
As mais de 2 mil gravações, publicadas em seu perfil na rede social Kwai, com mais de 15 mil seguidores e 123 mil curtidas, são feitas desde 2023, e, só agora, passaram a repercutir em outras plataformas, revoltando familiares, que consideram as postagens desrespeito aos falecidos.
Além disso, é possível verificar que, em algumas ocasiões, o trabalhador realizava o manuseio de túmulos e outros materiais sem o uso de máscara, expondo sua própria saúde a riscos.
As centenas de gravações com imagens fortes, postadas sem autorização dos familiares, e que continuam disponíveis na plataforma, revoltaram a população local. “Absurdo! Um desrespeito desse deve levar a demissão“, escreveu Rita de Cassia de Moraes, em uma postagem sobre o assunto. “É muita falta de profissionalismo“, destacou Pedro Henrique, em outro comentário.
Diante da repercussão, a Prefeitura de Nazaré da Mata informou que não compactua com atos dessa natureza, e que o servidor contratado pela gestão foi desligado. Ainda segundo a Prefeitura, outras providências na área criminal estão sendo adotadas. “A dispensa foi automaticamente feita“, afirmou a gestão.
Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco destacou que a Delegacia de Nazaré da Mata está ciente da denúncia e “tomando as devidas providências“.
Fonte: FolhaPE