Um novo esquema de vacinação contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, terá uma nova configuração a partir desta segunda (4). Bebês e crianças deixarão de receber a popular vacina em gotinha para serem imunizadas exclusivamente com vacinas injetáveis.
Entenda a mudança
A mudança realizada pelo Ministério da Saúde acontece em função de evidências científicas e recomendações internacionais. Conforme o Informe Técnico encaminhado aos Estados, a medida adotada pelo Ministério é uma continuidade das ações desenvolvidas com o foco na erradicação da poliomielite.
A partir de novembro, o esquema vacinal será constituído desta maneira: 1ª dose (2 meses); 2ª dose (4 meses); 3ª doses (6 meses) e uma dose de reforço aos 15 meses. As duas doses em gotas da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) foram substituídas pela injeção, chamada de vacina inativada poliomielite (VIP).
Vale destacar que não é um novo imunizante, mas sim um novo método de vacinação, que agora é exclusivamente injetável.
Após a aplicação das três primeiras doses, o imunizante injetável confere quase 100% de proteção, com altos títulos de anticorpos. Já para as doses de reforço em crianças de 15 meses e menores de 5 anos, a orientação é comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para definir as datas de vacinação.
Fonte: Diário de PE