PT sempre com olhar desconfiado para o prefeito do Recife João Campos

No primeiro mandato do presidente Lula, ele abriu espaço em seu governo para o jovem deputado federal Eduardo Campos. Lula atendeu pedido do leal amigo de muitos anos, Miguel Arraes, como Ministro Eduardo conseguiu visibilidade e já em 2006 resolveu disputar o Governo de Pernambuco. Naquele ano o nome de preferência de Lula era Humberto Costa, Eduardo convenceu Lula que 2 nomes na oposição era melhor.

Eduardo se saiu melhor no primeiro turno e foi para o segundo contra Mendonça, venceu e abriu espaço para Humberto na secretaria das cidades. 4 anos depois conseguiu eleger Humberto e Armando Monteiro senadores da República, já em 2012 rompeu com o PT e derrotou o próprio Humberto na disputa pela prefeitura do Recife. Lula já ficou de orelha em pé, pediu que aliados ficassem de olho nas movimentações de Campos.

As previsões de Lula em relação a Eduardo Campos estavam certas, em 2014 ele resolveu se aliar a Aécio Neves para enfrentar Dilma Rousseff. A campanha nem se quer tinha começado, veio a triste notícia sobre a tragédia área que tirou a vida de Eduardo Campos. O PSB dos Campos resolveu levar a campanha adiante com Marina Silva, o segundo turno foi entre Dilma (PT) e Aécio (PSDB), o PSB de João Campos ficou com o tucano.

Não demorou muito tempo e o PSB de João Campos mais uma vez se posicionou contra o PT de Lula, dessa vez no processo que culminou com a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff. Para completar as investidas do PSB contra o PT, o partido de João fez parte da ampla coalizão que deu sustentação política ao governo do presidente Michel Temer. Temer até hoje é visto, inclusive por Lula, como golpista.

PSB e PT estiveram em campos opostos mais uma vez, na disputa pela prefeitura do Recife entre Marilia e João em 2020. João não poupou criticas ao PT, tanto que para muitos as duas legendas estariam em pé de guerra. Bem avaliado e tranquilo para a reeleição em 2024, João se deu ao luxo de dizer não na cara de Lula, que pedia a vice para seu partido. João Campos foi reeleito com 78,11% dos votos, olha que foi sem Lula e o PT.

Tudo faz crer que João está disposto a seguir os passos do pai, inclusive dando de testa com o PT de Lula. As próximas movimentações de Lula e João Campos, vai desenhando o cenário político para 2026. Lula já deixou bem claro que não vai abrir mão de Raquel, talvez por não confiar tanto em João Campos. A estratégia de Lula vai ser de assegurar apoio de 2 palanques, resta saber com quem o PT de Pernambuco vai ficar.

Fonte: Didi Galvão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.